Projeto: Sementes para Vida

Sementes plantadas:

1800


domingo, 25 de novembro de 2012

Objetos da Guerra do Contestado - Taquaruçu

25/11/2012

Olá amigos, hoje vou postar as fotos de alguns objetos encontrados na nossa ultima pesquisa feita na localidade do Taquaruçu, estamos ainda em faze de limpeza das peças e buscando técnicas para impedir o avanço da ferrugem, visto que são peças com mais de 100 anos perdidas nos locais de batalha.
E após um longo período sem chuvas, esta semana tivemos a benção de uns poucos milímetros,  o qual aproveitei para dar continuidade ao projeto Sementes para a Vida, acima esta nosso contador atualizado com o número de sementes já semeadas.

Objetos


Faca com 14,5 cm de comprimento,  formato incrível, imaginem que peça notável quando estava em bom estado de conservação, mas mesmo assim, não perdeu seu belo designer.
Foi encontrada ao lado de uma das trincheiras dos caboclos, em torno de uns 20 cm de profundidade, detectorada pelo nosso amigo Leonardo.





Esta peça foi encontrada perto de onde estava a Igreja do caboclos, provavelmente era a ponta da bainha de alguma faca ou espada, estamos ainda pesquisando sobre sua real função, peça detectorada pelo Leonardo. Tamanho 13,5 cm.




Pino encontrado onde era a Igreja dos caboclos, a Igreja foi bombardeada com tiros de canhão, onde no interior dela se encontravam crianças, mulheres e idosos, não sobrou nada de pé. Como este tipo de pino geralmente é utilizado em ferrovias para prender dormentes, deduzimos que foi utilizada na construção para fixação de caibros do teto, ou mesmo na cruz, pois é um pino que utilizam em algumas imagens do Cristo Crucificado. Tamanho: 13,5 cm.




Bala de canhão, infelizmente amplamente utilizada pelo exército contra os caboclos. Esta bala foi encontrada pelo Edson, bem próximo ao sua casa. 
Tamanho: 18,5 cm e peso 1 kg, quando a bala estava sem deflagração, pesava em torno de 2,934 kg.




Bala deflagrada, encontrada onde estava a Igreja, provavelmente disparada em defesa das pessoas que estavam na Igreja, isto mostra o quão desproporcional foi o embate entre o exército e os caboclos


TODOS ESTES OBJETOS E OUTROS QUE POR VENTURA VIERMOS A ENCONTRAR, SERÃO ENTREGUES AO MUSEU DA LOCALIDADE.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Alisson, o local ainda vai nos proporcionar muitas boas oportunidades de resgate de peças históricas. Grande abraço.

      Excluir
  2. Jura,o legal da detecção de metais é que ela nos proporciona o prazer do contato com peças únicas.
    Parabéns pelo trabalho de resgate destes fragmentos da nossa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela reflexão, penso da mesma forma. Agradeço pelas palavras, quando achamos a capsula de espingarda, lembrei dos teus achados, é muito legal mesmo resgatar fragmentos de uma história que mudou tantos destinos e vidas de uma época. Grande abraço.

      Excluir
  3. Parabéns jura!
    Belos achados, muito bom trabalho!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Clóvis, agradeço pelo comentário. O que atrapalha um pouco é o próprio descaso das autoridades locais, teve uma procissão religiosa na região há um tempo atrás, e a prefeitura mandou fechar várias trincheiras com terra, para que o povo pudesse acampar no local, isto entristece e dificulta em muito as pesquisas. Mas vamos continuar mesmo assim. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura, nesse caso acho que poderia ser feita uma denuncia contra a prefeitura ao Iphan, apesar que eles não estão nem ai mesmo. pode ser que te proíbam de detectar e não façam nada sobre o caso...

      Excluir
    2. Pois é Alisson, também pensei em fazer algo, mas no fim são capazes e nos dificultar mais ainda, estamos viabilizando uma parceria com a Universidade local, quem sabe nos auxiliem neste caso, mas te mantenho informado dos avanços.

      Excluir
  5. Excelente Jura, ficou muito bom, não vejo a hora de voltarmos para aquele maravilhoso local, ainda existe muitas coisas a nossa espera. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ,estou hiper ancioso por voltarmos ao Taquaruçu, imagine começarmos de manhã bem cedo as pesquisas, o lugar já é lindo e cheio de magia, no amanhecer deve ser mais maravilhoso ainda, e temos muito a descobrir no local, vai render grandes caçadas. Grande abraço.

      Excluir
  6. Jura fiquei sabendo de um lugar histórico, se trata de uma caverna que nunca foi achado o fim, diz a história que lá se alojaram os tropeiros, é aqui perto, fica a uns 90 km. Para mais informações entre em contato comigo, nosso guia será o Zeca do posto estrela, trabalha a mais de 27 anos conosco. Um abraço Jura.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha Leonardo, vamos agendar uma pesquisa neste local também, deve estar repleto de história e objetos ainda por serem descobertos. Grande abraço.

    ResponderExcluir