Projeto: Sementes para Vida

Sementes plantadas:

1800


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Irani - Capítulo III - Guerra do Contestado

03/08/2013

Em companhia do nobre amigo detectorista Leonardo nos aventuramos novamente onde foi o berço da Guerra do Contestado, em Irani. A tarde estava fantástica para pesquisas, clima agradável e a terra estava úmida, o que facilita em muito as escavações. Esta Guerra que iniciou no ano de 1912 e terminou somente em 1916, deixou muitas cicatrizes, com as quais devemos aprender e valorizar.




Vídeo






8 comentários:

  1. Bom dia nobre Alisson, os achados foram simples, porém muito significativos para mim, pois são fragmentos perdidos de uma guerra, e lhe digo com franqueza, alguns estão sendo achados somente por termos o auxilio de um detector de metais, ferramenta fantástica. No inicio da tarde o vídeo estará postado com os achados. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala amigo Jura, que lugar magnifico para caçadas, creio que deve existir muita coisa interessante neste solo, gostei muito.
    Com relação a peça achada e não identificada acho que é uma rosca de mão de força para aperto de algum equipamento, não sei se é rosqueada se for provalvelmente seja isso.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá nobre amigo Rogério, agradeço por demais pelo seu sempre ótimo comentário, é motivador. E a peça é isto mesmo, o Clóvis identificou que é este nome mesmo, em breve faremos novos vídeos neste mesmo lugar. Fique em paz.

    ResponderExcluir
  4. Estou admirado , como que a gente não sabe nada sobre nosso pais ( pelo menos eu ;)

    Nunca tinha houvido falar dessa guerra !

    Domingo passado no canal brasil, um documentário impressionante, sobre o contestado, parei pra ver (porque tinha lido aqui , né!);

    Nossa, que guerra terrível que foi !

    E fico esquecida ... pro resto do pais !

    Marcos Ortega

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Marcos, realmente, temos muita ainda a conhecer da nossa história, em breve postarei outra pesquisa onde foi a ultima batalha entre o exército e os seguidores de José Maria, foi uma verdadeira chacina que o governo até hoje esconde. Creio que vamos conseguir fotos com moradores descendentes dos que participaram do embate. Grane abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Jura, primeiramente muito obrigado por suas palavras em meu blog, elas são para mim uma grande motivação.
    Olha, tenho um caderno antigo do jornal Estado de São Paulo entitulado: "Meninos do Contestado" que conta toda história desta terrível guerra, traz também muitas informações sobre os locais das batalhas que seriam úteis nas caçadas. Vale a pena tentar entrar no site do jornal e tentar acessar estas pistas. Caso não consiga posso tentar fazer um "apanhado" geral e passar lhe por aquí.
    De qualquer forma, boa sorte nas suas buscas, estou torcendo por suas descobertas!
    Grande abraço!
    Celso Baraldo.

    ResponderExcluir
  7. Caro Jura, o cartucho maior aparentemente é de um Fuzil Comblain, usado pelo Exército e Polícias até a virada do Século passado e o menor parece ser de um .44-40 das Winchester que era a uma arma muito utilizada pelos caboclos da nossa região. Ambas as armas são compatíveis com o período em pauta e são vista em fotografias da Guerra do Contestado.

    ResponderExcluir